Projeto de Literacia para Alunos Surdos nos 2º e 3º ciclos

Atualizado em 29 de novembro de 2016

c860d9760fba0107a5c9f3f794c72ade
Este Projeto inspirou-se no Projeto de Literacia, de Pedro Ladeira Barros do CED Jacob Rodrigues Pereira.
De acordo com esse projeto, os alunos frequentavam as aulas de apoio a Língua Portuguesa, tendo em conta o seu nível de proficiência nesta língua e não o seu ano de escolaridade.
Na Escola Básica Eugénio de Andrade aplicou-se esta ideia à frequência da própria disciplina de Português L2. Assim, os alunos passaram a frequentá-la de acordo com a sua proficiência linguística, e não tendo em conta o ano em que estavam matriculados. Os diferentes níveis foram estabelecidos de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

O objetivo do Projeto foi reduzir o desfasamento existente entre o nível de competências dos alunos e o ano de escolaridade em que se encontravam, contribuindo para melhores resultados em termos de literacia.
O Projeto tem tido bons resultados e os alunos estão bastante motivados para a aprendizagem do Português. Um dos factores chave para o sucesso deste Projeto centra-se na articulação entre os diferentes membros da equipa educativa.
Professores de Português, professores de LGP, professores de educação especial, terapeutas da fala e intérpretes de LGP todos trabalham em conjunto, de modo a que se consiga melhorar as competências dos alunos em termos da sua primeira e segunda línguas.

Responsáveis pelo Projeto:
- ano letivo de 2011/12: Maria do Céu Gomes e Carlos Afonso
- anos letivos de 2012/13 a 2015/16: Olinda Cardoso