Hoje é Dia de...

Atualizado em 1 de abril de 2019


Nesta página estão apresentados alguns vídeos explicativos de dias importantes de cada mês.


Dia Europeu da Terapia da Fala (6 de março)

.No dia 6 de março comemora-se o Dia Europeu da Terapia da Fala. Contamos convosco para celebrar esta data. Podem seguir-nos no facebook em: https://www.facebook.com/terapia.fala.9047
Em breve teremos novidades! #t@r6pi6d6fal6n6SkOl6

Dia do Pai (19 de março)

O Dia do Pai em Portugal é comemorado no dia 19 de março. A celebração da data varia de país para país. Celebra-se no dia de São José, que é marido de Maria e pai de Jesus.

Equinócio da Primavera (20 de março)

Em 2018 o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de março às 16h15. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte.

Dia Mundial da Árvore ou da Floresta (21 de março)

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta comemora-se a 21 de março com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Dia Mundial da Poesia (21 de março)

O Dia Mundial da Poesia comemora-se a 21 de março. A data foi estabelecida na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

Dia Mundial da Poesia (21 de março)

As alunas do 6ºS criaram um poema, que foi apresentado na atividade dinamizada pela biblioteca da escola sede, no dia da poesia.

Mudança da hora (25 de março)

Domingo, dia 25 de março, a hora vai mudar. Quando for uma hora da madrugada adiante o seu relógio para as duas horas.

Dia Mundial do Teatro (27 de março)

O teatro é uma arte antiga e tem como objetivo a divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade que o Homem utiliza o teatro para se poder expressar.

Sexta feira santa (30 de março)

Sexta-feira santa é uma data religiosa católica que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. O feriado acontece sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa.

Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda (23 de abril)

No dia 23 de abril festeja-se o Dia Nacional da Educação de Surdos. Aqui pode ver-se a explicação desse dia.

Dia da Liberdade (25 de abril)

No dia 25 de abril de 1974 aconteceu uma revolução resultante de movimentos políticos e sociais, chamada Revolução dos Cravos, que marcou o fim da ditadura e deu início ao processo de implementação de um regime democrático

Dia do Trabalhador (1 de maio)

Neste dia celebra-se o "trabalhador" e o "trabalho". É uma data marcada por manifestações, demonstrações políticas e/ou celebrações por parte de sindicatos, associações, partidos políticos, entre outros.

Dia da mãe (primeiro domingo de maio)

Dia da Mãe! Primeiro domingo de maio. Em Portugal o Dia da Mãe era celebrado a 8 de dezembro, mas atualmente comemora-se no primeiro domingo de maio em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo. Esta data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho)

A data do falecimento de Luís Vaz de Camões, em 1580, é utilizada para relembrar não só os feitos passados, como os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal. A nível religioso, é ainda o dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal, celebrando a essência espiritual na figura de um arcanjo que protege a nação portuguesa. É também celebrado o Dia das Forças Armadas.

Dia de Santo António (13 de junho)

Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Por esse motivo, escolheu-se o dia 13 para a sua celebração. É o santo padroeiro da cidade de Lisboa e é conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou casar. Para além disso, também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas.

Dia de São João (24 de junho)

O Dia de São João celebra-se em várias localidades portuguesas, mas é no Porto que se festeja com mais efusividade e onde o dia 24 de junho é um feriado municipal. São João é conhecido por ser um santo protetor dos casados e dos doentes e por ter batizado Jesus Cristo. Embora São João Batista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.

Dia de São Pedro (29 de junho)

Festeja-se a 29 de junho pois pensa-se ter sito a data de aniversário da morte de São Pedro. Neste dia celebra-se também o Dia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.

Dia Europeu Sem Carros! (setembro)

Este dia tem como objetivo sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

Dia do Equinócio do Outono! (23 de setembro)

O início do outono é também conhecido como equinócio do outono. Este é o nome que se utiliza na astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e início do outono. Em 2018 o início do outono, em Portugal, ocorre às 01h54 do dia 23 de setembro.

Dia Mundial do Surdo e da Semana Mundial dos Surdos! (setembro)

Esta data celebra-se no último domingo do mês de setembro por iniciativa da ONU, para comemorar a criação da Federação Internacional dos Surdos, em 1951. Tem como objetivo chamar a atenção da população em geral e da classe política em particular, para as conquistas da comunidade surda. Simultaneamente, a Federação Mundial dos Surdos comemora também a Semana Internacional dos Surdos, na última semana de setembro, desde 1958, durante a qual se realizam marchas, debates, campanhas e exibições, com o objetivo de reunir as organizações das pessoas surdas por todo o mundo, as suas famílias, as organizações políticas, os intérpretes de língua gestual e o público em geral, para dar visibilidade às necessidades das pessoas surdas, assim como reforçar os seus direitos.

Dia Mundial do Sorriso! (outubro)

Celebra-se na primeira sexta-feira de outubro. Este dia é conhecido em inglês como World Smile Day e foi criado em 1999, por Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, um círculo amarelo sorridente, que é reconhecida internacionalmente.

Dia da Implantação da República e Dia do Professor! (5 de outubro)

Celebra a Implantação da República Portuguesa, em 1910, que põe termo à monarquia então vigente e relembra a assinatura do Tratado de Zamora em que Afonso VII, rei de Leão e Castela, reconhecia Portugal como reino independente, em 1143.

Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro)

Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Esta data tem como objetivo principal realçar a necessidade de produção alimentar, bem como alertar para a problemática da fome, da pobreza e da desnutrição da população.

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro)

Esta data celebrou-se, oficialmente, pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano, pretendendo-se “dar voz” aos pobres e unirem-se esforços para terminar com a pobreza.

Dia das Nações Unidas (24 de outubro)

Esta data foi escolhida devido ao facto de ter sido o momento em que entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, no ano de 1945, constituindo-se oficialmente as Nações Unidas, em São Francisco, na Califórnia. No entanto, só se começou a celebrar a partir de 1948. Esta comemoração está incluída na “Semana da ONU” (Organização das Nações Unidas), que decorre de 20 a 26 de outubro, tendo como objetivo dar a conhecer à população os objetivos e conquistas desta entidade, assim como obter apoio para a sua obra.

Dia das Bruxas (31 de outubro)

O Dia das Bruxas surgiu há mais de dois mil anos e é uma celebração pagã, originária do povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa "fim de verão".
Passados alguns anos, no Reino Unido, a data passou a assinalar o Dia de Todos os Santos, surgindo, por isso, o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".
Embora, em Portugal, não exista uma tradição tão forte neste dia como os Estados Unidos e o Reino Unido, esta data também é celebrada, principalmente pelas crianças e jovens.

Dia de São Martinho (11 de novembro)

Este dia é uma das celebrações que marcam o outono, sendo comemorado com a realização de um magusto. Normalmente, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho (lenda de São Martinho). Por este motivo, este acontecimento é designado de Verão de São Martinho.

Dia Nacional da LGP (15 de novembro)

Esta data pretende promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas. Celebra-se neste dia pois foi quando esta língua foi oficialmente reconhecida pela Constituição da República, como língua da comunidade surda, em 1997.

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro)

Foi designado em 1999, pela ONU, celebrando-se em todo o mundo. Esta data relaciona-se com a homenagem a duas mulheres, Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, que foram presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. Com ela pretende-se alertar a sociedade para os inúmeros casos de violência contra as mulheres, não só física, mas também psicológica e para os casos de abuso e assédio sexual.

Dia da Restauração da Independência e Dia Mundial da Luta contra a SIDA (1 de dezembro)

Celebra a restauração da independência de Portugal em 1640, que põe fim aos 60 anos de domínio espanhol. É também celebrado o Dia da Bandeira, devido à sua apresentação oficial neste dia.