Arquivo de atividades 2008

Atualizado em 15 de maio de 2017


Dia da Língua Gestual Portuguesa (novembro)

Esta data foi comemorada com várias atividades. Estiveram presentes representantes da Direção Regional de Educação do Norte, da Associação de Surdos do Porto e da Direção do Agrupamento.


Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda (23 de abril)

O evento juntou, na Escola EB2/3 de Paranhos, várias escolas e agrupamentos: Alexandre Herculano, Antas, Avelar Brotero, Costa Matos, Eugénio de Andrade, Gomes Teixeira, Infante D. Henrique, Lamaçães, Matosinhos, Santa Marinha, Silva Gaio e Soares dos Reis..


Dia da Mulher (10 de março)

Celebrou-se o Dia da Mulher com a realização de dois painéis. No primeiro painel participaram: Doutora Clara Coutinho (Universidade do Minho), Doutora Lúcia Santos (FEUP), Dra. Maria Geraldes (diretora do Instituto Português da Juventude), Dra. Sofia Quintas (docente de LGP na Escola EB1 do Bom Sucesso). O segundo painel foi formado por 4 docentes do Agrupamento: Dra. Fátima Bastos, Dra. Conceição Martingo, Dra. Fernanda Cunha e Dra. Natália Cabral (diretora do agrupamento).


Dia Internacional da Língua Gestual (26 de fevereiro)

O Dia Internacional da Língua Gestual foi comemorado com uma sessão de divulgação do Projeto Spread the Sign. Foram convidados alguns elementos da equipa do projeto e dois dos seus coordenadores, a Doutora Orquídea Coelho (coordenadora nacional) e o Dr. Eduardo Cabral (coordenador da equipa de produção)


Dia do Intérprete de LGP (21 de janeiro)

O Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa foi comemorado, na Escola EB2/3 de Paranhos, com uma exposição sobre a importância das suas funções. No polivalente da escola, houve uma atividade lúdica, envolvendo uma turma de surdos e uma turma de ouvintes e, ainda, uma pequena palestra dinamizada por Ana Bela Baltazar, à qual se seguiu um período de debate.