Arquivo de atividades 2012

Atualizado em 15 de maio de 2017


Festa de Natal na EB Professor Óscar Lopes (14 de dezembro)

No âmbito do Projeto Connecting Classrooms, os alunos surdos da EB Eugénio de Andrade deslocaram-se à EB Professor Óscar Lopes, em Matosinhos, para participarem na Festa de Natal. Em colaboração com alunos ouvintes desta escola, declamaram o poema “Chegou o Pai Natal”. Foi ainda cantada a canção “Noite Mágica” e realizado o concurso “Qual é o gesto?”, com vocabulário relacionado com o Natal. Por fim, foram distribuídas lembranças de Natal por todos os alunos.


Feira do Livro (dezembro de 2012)

No início de dezembro de 2012 realizou-se, na Escola Básica Eugénio de Andrade, mais uma Feira do Livro. A esse propósito a coordenadora da Biblioteca (Drª Assunção Ribeiro) prestou um pequeno depoimento sobre a importância da Feira e dos livros.


Ana Luisa Amaral

 

Sessão com a escritora Ana Luisa Amaral (4 de dezembro)

No dia 4 de dezembro de 2012 a escritora Ana Luisa Amaral esteve na Escola Básica Eugénio de Andrade, no âmbito da Feira do Livro que ali decorreu. Na altura foram apresentados vários poemas da autora gestuados em LGP por alunos surdos e ouvintes da escola.Os alunos surdos do 6ºS também gravaram o poema "A Joaninha" em LGP. Veja a notícia no blog da Biblioteca.


Venda de Natal dos alunos do CEF (3 a 5 de dezembro)

Decorreu na Escola Básica Eugénio de Andrade, a venda de trabalhos dos alunos do CEF em Pintura e Decoração Cerâmica. A esse propósito a coordenadora do CEF e um aluno fizeram um breve depoimento.


Educarte- diálogo de realidades (30 de novembro)

Um grupo de alunos (surdos e ouvintes) da Escola Básica Eugénio de Andrade deslocou-se ao Instituto Português de Desporto e Juventude, na Rua Rodrigues Lobo, onde participou em atividades de fotografia, desenho, estampagem de t-shirts e produção de velas decorativas. Tiveram, ainda, a presença de Aurora Cunha, antiga atleta olímpica.


Festa da Dª Marinha

 

Festa de despedida (7 de novembro)

Realizou-se, na Escola Básica Eugénio de Andrade, uma pequena festa de despedida à Dª Marinha, assistente operacional na escola durante mais de 30 anos e que recentemente se reformou. Grande parte dos seus anos de trabalho foram desenvolvidos no pavilhão D onde os alunos Surdos têm as suas aulas. Pela sua dedicação, profissionalismo, forma de estar e de se relacionar, os alunos, professores e técnicos da EREBAS quiseram prestar-lhe uma justa homenagem.


Dia Nacional da LGP (15 de novembro)

Na Escola Básica Augusto Lessa realizaram-se três atividades: "Mãos tagarelas", "Compras gulosas" e "Cabecinhas pensadoras" que envolveram todas as turmas da escola (alunos Surdos e ouvintes). Na Escola Básica Eugénio de Andrade todas as turmas de alunos ouvintes e de alunos Surdos participaram na atividade "Mãos que falam", dinamizada pelos docentes de LGP.


 

"Mágicos sonhadores" no CINANIMA (Junho)

O filme "Mágicos sonhadores" foi realizado em 2011 com todas as turmas do 1º ciclo de educação bilingue da Escola Básica Augusto Lessa. Foi apresentado no Teatro Rivoli (Porto) nos dias 17 e 18 de junho de 2011. Em 2012 foi apresentado no Cinema S. Mamede, em Guimarães, no âmbito da Capital da Cultura e no Festival Internacional de Cinema de Animação (CINANIMA) em Espinho. Veja aqui o filme: Mágicos sonhadores no Rivoli. Veja o blogue "Magia bilingue" com outros trabalhos dos alunos.


Encontro "Educação de Surdos: Passado, Presente e Futuro" (11 e 12 de julho)

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento Eugénio de Andrade organizou o encontro "Educação de Surdos: passado, presente e futuro", no Auditório Horácio Marçal (Junta de Freguesia de Paranhos). Saber mais...


Dia Nacional da Educação de Surdos na EB Eugénio de Andrade (6 de junho)

Neste dia realizou-se na Escola Básica Eugénio de Andrade uma confraternização entre os alunos Surdos. Do programa constaram atividades desportivas, exibição de filmes feitos com os alunos e jogos tradicionais. Saber mais...


Final do Projeto "Palavra dita e feita" (5 de junho)

Os alunos da Escola Básica Eugénio de Andrade deslocaram-se a Lisboa ao Museu da Eletricidade onde se realizou a final deste concurso. Na parte da manhã foi a visita ao Museu seguida de almoço. Na parte da tarde realizou-se o concurso com os finalistas da Escola Básica Miguel Torga (Amadora) e da Escola Básica Eugénio de Andrade (Porto). Saber mais... 


Festa de Finalistas 9º ano (31 de maio)

Teve lugar no auditório Horácio Marçal a festa de finalistas para todos os alunos do 9º ano da Escola Básica Eugénio de Andrade. Os alunos do 9ºS participaram com a música de Signmark “Against the Wall”, a qual foi cantada em conjunto com alunos ouvintes.


Momentos de Poesia (28 de maio)

Teve lugar no auditório da Escola Básica Eugénio de Andrade a atividade “Momentos de Poesia”. Os alunos declamaram poemas de autores portugueses e poemas da sua própria autoria. Os poemas foram ditos em Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa. Foi ainda mostrado o vídeo “Meninos de todas as cores” elaborado no âmbito do Projeto Connecting Classrooms.


Visita das alunas da Escola Secundária Alexandre Herculano (8 de maio)

Algumas alunas surdas da Escola Secundária Alexandre Herculano, acompanhadas pela Drª Fátima Sá Correia, foram visitar a sala do pré-escolar da Escola Básica Augusto Lessa. Inspiradas no livro “A lagartinha comilona”, contaram em LGP a história “A lagarta muito esfomeada”. Depois fizeram jogos e ofereceram um exemplar do livro para a biblioteca. 


Dia Nacional da Educação de Surdos (23 de abril)

No dia 23 de abril foram as comemorações na EB1/JI de Augusto Lessa. Os alunos surdos e ouvintes viram algumas histórias bilingues e assistiram a uma representação teatral feita pelas Docentes de LGP.


Sessão sobre "Recursos educativos digitais na educação de Surdos" (23 de abril)

Esta sessão foi dinamizada por vários elementos do Projeto REDES (Carlos Afonso, Ana Luísa Ferreira, Susana Capitão) e realizou-se no CRTIC do Porto (Escola Básica/Secundária do Cerco do Porto). Para além da fundamentação do projeto foram apresentados exemplos de alguns materiais que têm vindo a ser produzidos.


Mexe-te escola (12 de abril)

Realizou-se no dia 12 de abril na EB1/JI Augusto Lessa e EB2/3 de Paranhos mais uma edição do Mexe-te escola.


Histórias da Ajudaris

Alunos de uma turma do 4º ano da Escola EB1/JI Augusto Lessa onde existem seis alunos surdos participaram no livro "Histórias da Ajudaris". Depois foram à TVI contar a sua história em LGP. Saber mais...


X Concurso "Artistas digitais" (21 de março)

Os primeiros e segundo lugares, respeitantes ao 2º ciclo, foram atribuídos a alunas da EB2/3 de Paranhos que realizaram os seus trabalhos com o apoio das professoras Ana Salgado e Fernanda Lima. Foram, também, entregues livros aos representantes da comunidade educativa (alunos, professores, pessoal administrativo e assistentes operacionais). No final as vencedoras fizeram um pequeno depoimento.


Encontro de escolas em Tibães (março)

Alunos surdos e ouvintes da Escola Básica Eugénio de Andrade deslocaram-se a Braga para participarem num encontro de escolas, promovido pelo Projeto Connecting Classrooms. Neste encontro, os alunos cantaram a música de Signmark, “Against the Wall”.


Dia Europeu da Terapia de Fala (6 de março)

Os terapeutas da fala do Agrupamento de referência para a educação de alunos Surdos Eugénio de Andrade divulgaram junto da comunidade educativa um cartaz sobre as suas funções. 


Dia escolar da não violência (30 de janeiro)

O Projeto "Connecting Classrooms" associou-se à comemoração do Dia escolar da não violência com uma série de atividades na EB Eugénio de Andrade, entre as quais a realização de um Cordão humano (Human Lace).