Formações 2016

Atualizado em 13 de fevereiro de 2017

Aqui são apresentadas sessões organizadas pelo Grupo de Formação do Departamento de Educação Especial do Agrupamento Eugénio de Andrade, no ano de 2016.


Conferência "Referenciação, Avaliação e Elegibilidade de Alunos com NEE” (14 de março)

Esta conferência integrou-se no "1º Ciclo de Conferências Pensando em...", organizado pelo Grupo de Formação do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade.
Teve lugar no Auditório Horácio Marçal (Junta da Freguesia de Paranhos), das 18h30 às 20h00 e foi ministrada pela Dr.ª Gracinda Pirraco.


Conferência "Importância do PIT na Transição para a Vida Adulta" (4 de maio)

Esta conferência integrou-se no 1º Ciclo de Conferências "Pensando em...", organizado pelo Grupo de Formação do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade.
Teve lugar no Auditório Horácio Marçal (Junta de Freguesia de Paranhos), das 18h30 às 20h e foi ministrada pela Psicóloga Ana Rita Lopes



Conferência "E o Depois da Escola?"(25 de maio)


Esta sessão foi organizada pelo Grupo de formação do departamento de educação especial do Agrupamento de escolas Eugénio de Andrade.
Teve lugar no auditório Horácio Marçal (Junta de Freguesia de Paranhos), das 18h30 às 20h e foi dinamizada pela Dr.ª Angelina Magalhães (Centro de Reabilitação da Areosa) e pela Dr.ª Laurentina Santos (CEFPI - Vilarinha).



I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala

Educação e Saúde


A equipa de terapeutas da fala da EREBAS Porto construiu a comunicação intitulada “Educação e Saúde na Surdez”, apresentada no I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso, organizado pela Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2016. Esta apresentação foi feita tendo como objetivo explanar a conceptualização teórica e a operacionalização dos objetivos por detrás do projeto implementado pelo nosso agrupamento.



I Congresso Nacional EREBAS: 8 anos – Trajetórias, princípios e práticas

Congresso EREBAS


O Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade foi parceiro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto no “I Congresso Nacional EREBAS: 8 anos – Trajetórias, princípios e práticas”, realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2016. Os diferentes profissionais que integram a  Equipa de Educação Especial do Agrupamento contribuíram na sua organização e dinamização, apresentando, ainda, diferentes comunicações. Saber mais.



Aula Aberta “Currículo e Inclusão”

bruno e ze


O terapeuta Bruno Coimbra e a docente Maria José Couto desenvolveram uma aula aberta na ESSE-IPP, no dia 19 de dezembro de 2016. A aula aberta, intitulada Currículo e Inclusão, encontrava-se incorporada na aula da Unidade Curricular de Currículo, Organização Escolar e Inclusão. Nesta aula foram abordadas questões sobre a elaboração dos programas educativos individuais.