Atualizado em 21 de outubro de 2021

EREBAS DO AGRUPAMENTO EUGÉNIO DE ANDRADE

O Agrupamento Eugénio de Andrade foi reconhecido como agrupamento de referência de educação bilingue de alunos Surdos em 11 de abril de 2008.
Neste momento envolve duas escolas de referência:
- Escola Básica de Augusto Lessa
- Escola Básica Eugénio de Andrade (ex-EB 2/3 de Paranhos)

Eugénio de Andrade-Patrono do Agrupamento


O escritor Eugénio de Andrade foi escolhido como patrono do Agrupamento.
Aqui se refere um pouco da sua vida, passada, em grande parte, na cidade do Porto.
Também se pode ver o poema "Urgentemente" em LGP.

Um Projeto em construção

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

O trabalho nas EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade constitui-se enquanto um Projeto permanentemente em construção.
Nesta apresentação feita em junho de 2013, ele foi associado, por analogia, à construção de uma casa.
Veja o vídeo e o PowerPoint da apresentação

Logotipo das EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade

Este logotipo teve em vista a construção de uma identidade visual das EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade. Foi concebido pela docente Ana Stingl a partir das ideias originais dos docentes de LGP Carlos Pinto e Patrícia Santos e das sugestões de toda a equipa multidisciplinar especializada e de docentes de ensino regular que trabalham com alunos Surdos no Agrupamento. O logotipo foi aprovado pelo Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2013 e a partir daí utilizado em cartazes e documentos. Pode ver, aqui, a explicação dos seus diferentes elementos

Língua Gestual Portuguesa - Língua oficial do Agrupamento

O Conselho Pedagógico do Agrupamento Eugénio de Andrade decidiu, na sua reunião de 18 de junho de 2013, que no programa da disciplina de Cidadania e Mundo Atual fosse contemplado o ensino da LGP a todos os níveis de ensino, nas diversas escolas do Agrupamento. Os responsáveis por esta atividade são os docentes de LGP do Agrupamento tendo começado esta formação em 5 de novembro de 2013. A partir do ano letivo de 2016/17 a formação em LGP, para os alunos surdos e ouvintes do 1º ciclo, passou a constituir oferta do Agrupamento nas Atividades de enriquecimento curricular (AEC), das Escolas Básicas Augusto Lessa, Costa Cabral e Covelo. Atualmente a LGP é disciplina obrigatória (oferta complementar) para todos os alunos das Escolas Básicas do 1º ciclo do Agrupamento.

Equipa Educativa

O trabalho com alunos surdos é assegurado no Agrupamento por: Docentes do ensino regular das turmas bilingues, Docentes do ensino regular das turmas de integração, Docentes de educação especial (grupo 920), Docentes de Língua Gestual Portuguesa (grupo 360), Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, Terapeutas da fala.
Alguns recursos especializados são partilhados entre as duas EREBAS.