EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade

Atualizado em 10 de dezembro de 2017

O Agrupamento Eugénio de Andrade foi reconhecido como agrupamento de referência de educação bilingue de alunos Surdos em 11 de abril de 2008.
Neste momento envolve duas escolas de referência:
- Escola Básica de Augusto Lessa
- Escola Básica Eugénio de Andrade (ex-EB 2/3 de Paranhos)


Um Projeto em construção

Atualizado em 2 de dezembro de 2016

O trabalho nas EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade constitui-se enquanto um Projeto permanentemente em construção.
Nesta apresentação feita em junho de 2013, ele foi associado, por analogia, à construção de uma casa.
Veja o vídeo e o PowerPoint da apresentação


Logotipo das EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade 

Atualizado em 27 de agosto de 2016

Este logotipo teve em vista a construção de uma identidade visual das EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade. Foi concebido pela docente Ana Stingl a partir das ideias originais dos docentes de LGP Carlos Pinto e Patrícia Santos e das sugestões de toda a equipa multidisciplinar especializada e de docentes de ensino regular que trabalham com alunos Surdos no Agrupamento. O logotipo foi aprovado pelo Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2013 e a partir daí utilizado em cartazes e documentos. Pode ver, aqui, a explicação dos seus diferentes elementos


Língua Gestual Portuguesa - Língua oficial do Agrupamento

Atualizado em 10 de dezembro de 2017

O Conselho Pedagógico do Agrupamento Eugénio de Andrade decidiu, na sua reunião de 18 de junho de 2013, que no programa da disciplina de Cidadania e Mundo Atual fosse contemplado o ensino da LGP a todos os níveis de ensino, nas diversas escolas do Agrupamento. Os responsáveis por esta atividade são os docentes de LGP do Agrupamento tendo começado esta formação em 5 de novembro de 2013. Desde o ano letivo de 2016/17 que a formação em LGP, para os alunos surdos e ouvintes do 1º ciclo, passou a constituir oferta do Agrupamento nas Atividades de enriquecimento curricular (AEC), das Escolas Básicas Augusto Lessa, Costa Cabral e Covelo.