Atualizado em 25 de janeiro de 2022

ATIVIDADES 2013


Selo de escola intercultural
Data: 10 de dezembro
Local: Lisboa
O Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade foi um dos 10 distinguidos com o Selo Escola Interculturall, que visa distinguir as escolas que se destacam na promoção de projetos com vista ao reconhecimento e valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as. Saber mais...


Ida ao Teatro de Marionetas do Porto
Data: 3 de dezembro
Local: Teatro de Belmonte
Os alunos (ouvintes e surdos) com currículo específico individual foram assistir à peça de teatro "Pelos Cabelos"



Ação de sensibilização da PSP
Data: 23 de outubro
Local: EB Eugénio de Andrade
A PSP, através do programa Escola Segura, realizou uma ação de sensibilização sobre segurança, destinada aos alunos surdos das turmas bilingues dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Eugénio de Andrade. Esta ação foi objeto de reportagem do Porto Canal emitida nesse mesmo dia no Jornal das 13h.


Projeto Design for change
Data: 5 de outubro
Local: EB do Cerco
A entrega de prémios da 2ª edição deste Projeto, organizado pela Associação High Play, teve a presença das diversas Escolas participantes, alunos e encarregados de educação. Saber mais...




Festa de finalistas
Data: 13 de junho
Local: EB Eugénio de Andrade
Realizou-se a festa de finalistas dos alunos da turma 9ºS, com várias atividades (apresentação de vídeos, músicas, danças, entrega de diplomas...). Participaram todos os alunos surdos da Escola Básica Eugénio de Andrade e os docentes e técnicos especializados. Houve apresentações pelo grupo Gristo da ESE do Porto e dança pelo grupo T920 (constituído por docentes e técnicos do agrupamento)



Arraial de Santo António
Data: 13 de junho
Local: EB Eugénio de Andrade
Realizou-se um arraial na Escola Básica Eugénio de Andrade para celebrar o final do ano.


Palavra dita e feita
Data: abril
Local: Auditório Horácio Marçal
No ano letivo de 2012/13 realizou-se uma nova edição do Concurso "Palavra Dita e feita" organizado pela Fundação EDP e pelas Produções Fictícias.Desta vez o concurso foi organizado em dois níveis e envolveu, também, novas escolas. O Agrupamento Eugénio de Andrade voltou a participar e a ganhar. Veja o vídeo da final


Qualifica 2013
Data: abril
Local: Exponor
Os alunos surdos do 9º ano e do Curso de Educação e Formação (CEF) participaram neste evento


Dia nacional da educação de surdos
Data: 23 de abril
Local: EB Augusto Lessa e EB Eugénio de Andrade
Este dia foi comemorado nas EREBAS do Agrupamento Eugénio de Andrade com atividades destinadas aos alunos surdos e ouvintes bem como aos docentes e técnicos especializados. Recebeu-se a visita de um grupo de alunos Surdos, docentes e técnicos da Escola EB2/3 de Ílhavo.


Visita à Quinta do Covelo
Data: 15 de março
Local: Quinta do Covelo
Esta visita foi realizada pelos alunos surdos com currículo específico individual da EB Eugénio de Andrade.


1º aniversário do site do Projeto REDES
Data: 13 de março
Local: EB Eugénio de Andrade
Neste dia comemorou-se o 1º aniversário do site do Projeto REDES com o balanço desse ano de desafios e depoimentos sobre o site. Saber mais...


Dia de São Valentim
Data: 14 de fevereiro
Local: EB Eugénio de Andrade
Para festejar esta data as docentes de LGP da EB Eugénio de Andrade criaram um pequeno vídeo.



Dia escolar da não violência
Data: 30 de janeiro
Local: EB Eugénio de Andrade
Comemorando o Dia escolar da não violência realizou-se a atividade "Ler pela paz" organizada no âmbito do Projeto Connecting Classrooms. Foram lidos poemas sobre a paz nas várias línguas curriculares da escola. A propósito da iniciativa a professora Fátima Veiga prestou um pequeno depoimento.

1
Parlamento dos jovens
Data: 16 de janeiro
Local: EB Eugénio de Andrade
Realizou-se a eleição dos representantes da Escola para a fase distrital.

ATIVIDADES 2012


Festa de natal na EB Oscar Lopes
Data: 14 de dezembro
Local: EB Oscar Lopes
No âmbito do Projeto Connecting Classrooms, os alunos surdos da EB Eugénio de Andrade deslocaram-se à EB Professor Óscar Lopes, em Matosinhos, para participarem na Festa de Natal. Em colaboração com alunos ouvintes desta escola, declamaram o poema “Chegou o Pai Natal”. Foi ainda cantada a canção “Noite Mágica” e realizado o concurso “Qual é o gesto?”, com vocabulário relacionado com o Natal. Por fim, foram distribuídas lembranças de Natal por todos os alunos.


Feira do livro
Data: dezembro
Local: EB Eugénio de Andrade
A coordenadora da Biblioteca (Drª Assunção Ribeiro) prestou um pequeno depoimento sobre a importância da Feira e dos livros

Ana Luisa Amaral


Sessão com Maria Luísa Amaral
Data: 4 de dezembro
Local: EB Eugénio de Andrade
A escritora Ana Luisa Amaral esteve na Escola, no âmbito da Feira do Livro que ali decorreu. Na altura foram apresentados vários poemas da autora gestuados em LGP por alunos surdos e ouvintes da escola.Os alunos surdos do 6ºS também gravaram o poema "A Joaninha" em LGP. Veja a notícia no blog da Biblioteca.

Festa da Dª Marinha
Festa de despedida
Data: 7 de novembro
Local: EB Eugénio de Andrade
Realizou-se uma pequena festa de despedida à Dª Marinha, assistente operacional na escola durante mais de 30 anos e que recentemente se reformou. Grande parte dos seus anos de trabalho foram desenvolvidos no pavilhão D onde os alunos Surdos têm as suas aulas. Pela sua dedicação, profissionalismo, forma de estar e de se relacionar, os alunos, professores e técnicos da EREBAS quiseram prestar-lhe uma justa homenagem.


Dia nacional da LGP
Data: 15 de novembro
Local: EB Augusto Lessa e EB Eugénio de Andrade
Realizaram-se três atividades: "Mãos tagarelas", "Compras gulosas" e "Cabecinhas pensadoras" que envolveram todas as turmas da escola (alunos Surdos e ouvintes). Na Escola Básica Eugénio de Andrade todas as turmas de alunos ouvintes e de alunos Surdos participaram na atividade "Mãos que falam", dinamizada pelos docentes de LGP.


Mágicos sonhadores no CINANIMA
Data: 17 e 18 de junho
Local: Teatro Rivoli
O filme "Mágicos sonhadores" foi realizado em 2011 com todas as turmas do 1º ciclo de educação bilingue da Escola Básica Augusto Lessa. Foi apresentado no Teatro Rivoli (Porto) nos dias 17 e 18 de junho de 2011. Em 2012 foi apresentado no Cinema S. Mamede, em Guimarães, no âmbito da Capital da Cultura e no Festival Internacional de Cinema de Animação (CINANIMA) em Espinho. Veja o blogue "Magia bilingue" com outros trabalhos dos alunos.


Encontro "Educação de Surdos: Passado, Presente e Futuro"
Data: 11 e 12 de julho
Local: Horácio Marçal
O Departamento de Educação Especial do Agrupamento Eugénio de Andrade organizou o encontro "Educação de Surdos: passado, presente e futuro", no Auditório Horácio Marçal (Junta de Freguesia de Paranhos). Saber mais...


Festa de finalistas
Data: 31 de maio
Local: Horácio Marçal
Teve lugar no auditório Horácio Marçal a festa de finalistas para todos os alunos do 9º ano da Escola Básica Eugénio de Andrade. Os alunos do 9ºS participaram com a música de Signmark “Against the Wall”, a qual foi cantada em conjunto com alunos ouvintes.



Momentos de poesia
Data: 28 de maio
Local: EB Eugénio de Andrade
Nesta atividade os alunos declamaram poemas de autores portugueses e poemas da sua própria autoria. Os poemas foram ditos em Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa. Foi ainda mostrado o vídeo “Meninos de todas as cores” elaborado no âmbito do Projeto Connecting Classrooms.


Visita das alunas da Escola Secundária Alexandre Herculano
Data: 8 de maio
Local: EB Augusto Lessa
Algumas alunas surdas da Escola Secundária Alexandre Herculano, acompanhadas pela Drª Fátima Sá Correia, foram visitar a sala do pré-escolar da Escola Básica Augusto Lessa. Inspiradas no livro “A lagartinha comilona”, contaram em LGP a história “A lagarta muito esfomeada”. Depois fizeram jogos e ofereceram um exemplar do livro para a biblioteca.


Dia nacional da educação de Surdos
Data: 23 de abril
Local: EB Augusto Lessa
Os alunos surdos e ouvintes viram algumas histórias bilingues e assistiram a uma representação teatral feita pelas Docentes de LGP.


Sessão sobre "Recursos educativos digitais na educação de Surdos"
Data: 23 de abril
Local: CRTIC do Porto (Escola Básica/Secundária do Cerco do Porto)
Esta sessão foi dinamizada por vários elementos do Projeto REDES (Carlos Afonso, Ana Luísa Ferreira, Susana Capitão). Para além da fundamentação do projeto foram apresentados exemplos de alguns materiais que têm vindo a ser produzidos. .


Mexe-te escola
Data: 12 de abril
Local: EB Augusto Lessa e EB Eugénio de Andrade
Realizou-se mais uma edição desta atividade.


Histórias da Ajudaris
Data: abril
Local: TVI
Alunos de uma turma do 4º ano da EB Augusto Lessa onde existem seis alunos surdos participaram no livro "Histórias da Ajudaris". Depois foram à TVI contar a sua história em LGP.


X Concurso "Artistas digitais"
Data: 21 de março
Local: Auditório Horácio Marçal
Os primeiros e segundo lugares, respeitantes ao 2º ciclo, foram atribuídos a alunas da EB2/3 de Paranhos que realizaram os seus trabalhos com o apoio das professoras Ana Salgado e Fernanda Lima. Foram, também, entregues livros aos representantes da comunidade educativa (alunos, professores, pessoal administrativo e assistentes operacionais). No final as vencedoras fizeram um pequeno depoimento.


Encontro de escolas em Tibães
Data: março
Local: Braga
.Alunos surdos e ouvintes da Escola Básica Eugénio de Andrade deslocaram-se a Braga para participarem num encontro de escolas, promovido pelo Projeto Connecting Classrooms. Neste encontro, os alunos cantaram a música de Signmark, “Against the Wall”.


Dia Europeu da Terapia de Fala
Data: 6 de março
Local: EB Eugénio de Andrade
Os terapeutas da fala do Agrupamento divulgaram junto da comunidade educativa um cartaz sobre as suas funções.




Dia escolar da não violência
Data: 30 de janeiro
Local: EB Eugénio de Andrade
Realizou-se no dia 30 de janeiro de 2012 a comemoração do dia escolar da não violência. O Projeto Connecting Classrooms associou-se à iniciativa e foi organizado um cordão humano (Human Race).

ATIVIDADES 2011


Venda de natal
Data: dezembro
Local: EB Eugénio de Andrade
Os alunos surdos que frequentavam o Curso de educação e formação (CEF) em Pintura e decoração cerâmica realizaram uma venda de natal dos produtos que fizeram.


Semana da leitura
Data: 30 de novembro
Local: EB Eugénio de Andrade
A turma 9S deslocou-se à sala onde a turma do 6B estava a ter aulas de Educação Visual e apresentou o poema “Meninos de todas as cores”, de Luísa Ducla Soares, em Língua Gestual Portuguesa. Seguiu-se a visualização de um filme feito pelos alunos do 9S e um espaço de debate, onde os alunos ouvintes tiveram a oportunidade de colocar questões.

Dia da LGP-2011
Dia da LGP em Augusto Lessa
Data: 16 de novembro
Local: EB Augusto Lessa
Neste dia decorreu a comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Para tal, docentes do grupo 920, terapeutas da fala e docentes de LGP criaram três oficinas dinâmicas e divertidas, que funcionaram em rotatividade durante todo o dia, permitindo que todos os alunos, ouvintes e surdos, pudessem partilhar experiências.


Visita à Quinta da Macieirinha
Data: 10 de novembro
Local: Porto
Os alunos surdos deslocaram-se à Quinta da Macieirinha, no Porto, para uma visita de estudo que envolveu várias atividades.




Dia nacional da educação dos surdos
Data: 4 de maio
Local: Régua
Neste ano, por motivos de calendário, a comemoração do Dia Nacional da Educação de Surdos foi adiada. A Escola EB2/3 de Peso da Régua acolheu alunos surdos de todo o norte. Do agrupamento Eugénio de Andrade foram duas camionetas cheias de alunos surdos, docentes e técnicos. Houve apresentações de poemas, danças, oficinas de trabalhos manuais, de ginástica.




Mexe-te escola
Data: 8 de abril
Local: EB Eugénio de Andrade e EB Augusto Lessa
Esta atividade envolveu toda a comunidade das duas escolas.



Ação de sensibilização da PSP
Data: 7 de abril
Local: EB Eugénio de Andrade
A Polícia de Segurança Pública (PSP) esteve na Escola a fazer uma ação de sensibilização. Levaram carros, muitos equipamentos e a equipa cinotécnica. Apesar do ar feroz de alguns cães, os alunos surdos quiseram experimentar as várias situações.


Visita dos alunos da Escola da Quinta de Marrocos
Data: março
Local: EB Eugénio de Andrade
Começou com um convite para um intercâmbio de correspondência entre os alunos surdos da Escola EB2/3 da Quinta de Marrocos em Lisboa e os alunos surdos do 8º ano da EB Eugénio de Andrade. Deu origem a um blog onde conversaram, trocaram fotografias e ideias. Em Março de 2011 conheceram-se ao vivo porque os alunos de Lisboa viajaram ao Porto. Foi um dia de convívio e alegria. Saber mais...



Carnaval
Data: março
Local: EB Eugénio de Andrade
Os alunos (surdos e ouvintes) das várias escolas do agrupamento desfilaram com as suas máscaras e fantasias de Carnaval.


Visita ao MediaLab no Jornal de Notícias
Data: 21 de fevereiro
Local: Porto
Os alunos do 8S, 8D e 9S deslocaram-se ao Jornal de Notícias para visitar o MediaLab. Depois de verem um filme sobre a história do jornal, os alunos passaram por três workshops: “JN e eu”; “JN como exemplo para me ligar”; “Criar a 1ª página do Jornal”.



Dia dos namorados
Data: 14 de fevereiro
Local: EB Eugénio de Andrade
No dia de São Valentim, os alunos Surdos trocaram cartas de amor e foram a várias turmas de ouvintes e à sala dos professores recitar poemas de amor em inglês.