Atualizado em 25 de janeiro de 2022

ATIVIDADES 2010


Convívio de surdos de escolas de referência
Data: novembro
Local: Porto
Durante este mês promoveu-se um encontro com alunos surdos de várias escolas. A reportagem foi feita pelos alunos surdos da EB Eugénio de Andrade que participaram no convívio


Lançamento do Dicionário de Língua Gestual Portuguesa
Data: setembro
Local: EB Eugénio de Andrade
Ana Bela Baltazar, que trabalhou vários anos como intérprete de LGP na EB Eugénio de Andrade (EB2/3 de Paranhos), lançou nesta escola o seu "Dicionário de Língua Gestual Portuguesa". Os alunos surdos do agrupamento também estiveram presentes nesta sessão. A reportagem é da RTP. Veja, ainda, Reportagem publicada no Jornal de Notícias


Reportagem da RTP
Data: 12 de julho
Local: EB Eugénio de Andrade
No âmbito de uma reportagem da RTP sobre o apoio a alunos surdos nas escolas de referência ("Perto de dez mil surdos sem acompanhamento escolar adequado") foi apresentado o trabalho na então EB2/3 de Paranhos e o depoimento do coordenador do Departamento de Educação Especial.


Dia Nacional da educação de surdos
Data: abril
Local: Lamaçães- Braga
Os alunos surdos da turma 6S2, da EB Eugénio de Andrade, desenvolveram um projeto sobre jornalismo, nas aulas de Estudo acompanhado e criaram o programa piloto de uma Televisão Surda com as reportagens do encontro em Braga.


Alunos surdos aconselham condutores
Data: 20 de abril
Local: Rua Augusto Lessa
Reportagem do Porto Canal sobre atividade desenvolvida por alunos ouvintes e surdos da EB Augusto Lessa

ATIVIDADES 2009


Venda de Natal
Data: dezembro
Local: EB Eugénio de Andrade
Os alunos surdos que frequentavam o Curso de Educação e Formação (CEF 2009-2011) em Pintura e Decoração Cerâmica realizaram uma venda de natal dos produtos que fizeram ao longo do primeiro período do primeiro ano de curso.


Encontro "Quês e Porquês de um Agrupamento de referência"
Data: 30 de março
Local: Auditório Horácio Marçal
Este encontro de reflexão pretendeu comemorar o 1º aniversário do Agrupamento de referência. O programa contou com a presença de: Ângelo Costa (Presidente da Associação de Surdos do Porto); Serafim Queirós (Representante da DREN); Natália Cabral (Diretora do Agrupamento); Carlos Afonso (Coordenador do Departamento de Educação Especial);Maria do Céu Gomes (Agrupamento Eugénio de Andrade); José Afonso Baptista (Universidade Católica Portuguesa) e Eduardo Cabral (DREN).



Dia da educação de Surdos
Data: março
Local: Auditório Horácio Marçal
Voltou a comemorar-se o Dia Nacional da Educação de Surdos com múltiplas atividades nas escolas de referência do agrupamento e um espetáculo final no Auditório Horácio Marçal. Para além do vídeo do REDES pode ver a reportagem feita pela DREN

ATIVIDADES 2008


Dia da Língua Gestual Portuguesa
Data: novembro
Local: EB Eugénio de Andrade
Esta data foi comemorada com várias atividades. Estiveram presentes representantes da Direção Regional de Educação do Norte, da Associação de Surdos do Porto e da Direção do Agrupamento


Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda
Data: 23 de abril
Local: EB Eugénio de Andrade
O evento juntou nesta Escola alunos, docentes e técnicos de várias escolas e agrupamentos: Alexandre Herculano, Antas, Avelar Brotero, Costa Matos, Eugénio de Andrade, Gomes Teixeira, Infante D. Henrique, Lamaçães, Matosinhos, Santa Marinha, Silva Gaio e Soares dos Reis..


Dia da Mulher
Data: 10 de março
Local: EB Eugénio de Andrade
Celebrou-se este Dia com a realização de dois painéis. No primeiro painel participaram: Clara Coutinho (Universidade do Minho), Lúcia Santos (FEUP), Maria Geraldes (diretora do Instituto Português da Juventude), Sofia Quintas (docente de LGP na Escola EB1 do Bom Sucesso). O segundo painel foi formado por 4 docentes do Agrupamento: Fátima Bastos, Conceição Martingo, Fernanda Cunha e Natália Cabral (diretora do agrupamento).


Dia Internacional da Língua Gestual
Data: 26 de fevereiro
Local: EB Eugénio de Andrade
O Dia foi comemorado com uma sessão de divulgação do Projeto Spread the Sign. Foram convidados alguns elementos da equipa do projeto e dois dos seus coordenadores: Orquídea Coelho (coordenadora nacional) e Eduardo Cabral (coordenador da equipa de produção)


Dia do Intérprete de LGP
Data: 21 de janeiro
Local: EB Eugénio de Andrade
O Dia foi comemorado com uma exposição sobre a importância das funções de intérprete de LGP. No polivalente da escola, houve uma atividade lúdica, envolvendo uma turma de surdos e uma turma de ouvintes e, ainda, uma pequena palestra dinamizada por Ana Bela Baltazar, à qual se seguiu um período de debate.