Atualizado em 6 de outubro de 2015

PROJETO GAMELÃO


No ano letivo 2008/2009, a Escola EB2/3 de Paranhos aderiu a um projeto que a Associação de Surdos do Porto estabeleceu com a Casa da Música - o Projeto de Gamelão.
O Gamelão é um instrumento musical coletivo, de origem indonésia, constituído por metalofones, xilofones, gongos e outras percussões. Este instrumento é utilizado em muitos projetos educativos, uma vez que não há necessidade de conhecimentos musicais formais para o tocar.
Ao aderir a este projeto, a Escola EB2/3 de Paranhos procurou proporcionar a um grupo de alunos surdos a oportunidade de sentirem a música. Eles conseguiram, de facto, vivenciar uma experiência única, a qual culminou com um espectáculo na Casa da Música, na 3ª edição do “Ao Alcance de Todos – Música, Tecnologia e Necessidades Especiais”, em abril de 2009.

O Projeto de Gamelão terminou com um espectáculo na Casa da Música. Intitulou-se “Bayang – Sombras do Som” e foi apresentado no “Ao alcance de Todos 2009”, nos dias 10 e 11 de abril.

Neste espectáculo, os alunos surdos da Escola EB2/3 de Paranhos partilharam o palco com alunos de outras instituições. O gamelão foi o elo de ligação de quatro projetos que culminaram neste espectáculo comum. Foi um espectáculo memorável para os alunos e seus familiares. Com este projeto provou-se que a música é uma arte acessível a todos, inclusive aos surdos.