Atualizado em 17 de abril de 2016

PROJETO "PALAVRA DITA E FEITA"

Este projeto-concurso promovido pelas Produções Fictícias e pela Fundação EDP tinha como objetivos gerais:
- divulgar a Língua Portuguesa e a Poesia adequando-as à realidade e contexto escolares, bem como aos conteúdos programáticos lecionados na disciplina de Português
- estimular o conhecimento e o gosto pela escrita junto dos alunos
A implementação do projeto começou, no ano letivo de 2011/12, em duas escolas-piloto: EB Miguel Torga (Amadora) e EB Eugénio de Andrade (Porto). No ano seguinte envolveu também a EB Pêro Vaz de Caminha (Porto).
No caso da EB Eugénio de Andrade envolveu alunos ouvintes e surdos do 8º e 9º anos e ainda os alunos surdos do CEF.
No ano letivo de 2011/12 o concurso desenrolou-se em 3 fases: sessões de trabalho, semi-finais (Porto e Amadora) e final (Lisboa).

No final da primeira sessão de trabalho (2012) em que os alunos apresentaram os seus textos, Pedro Silva (Silva o Sentinela) fez um pequeno depoimento sobre a experiência que tinha tido com os alunos Surdos.

No dia 23 de maio de 2012 realizou-se, no Auditório Horácio Marçal, a semifinal referente à EB Eugénio de Andrade tendo ficado apurados 8 alunos. Participaram 5 alunos Surdos tendo 4 ficado apurados para a final (Alexia Simões, Luís Pereira, Nelson Tavares e Vanessa Gomes). Pedro Silva (Silva, o sentinela) apresentou o seu poema "Auto do moralista"..

No dia 5 de junho de 2012 os alunos da EB Eugénio de Andrade deslocaram-se a Lisboa ao Museu da Eletricidade onde se realizou a final deste concurso. Na parte da manhã foi a visita ao Museu seguida de almoço.

Na parte da tarde realizou-se o concurso com os finalistas da EB Miguel Torga (Amadora) e da EB Eugénio de Andrade (Porto).
A EB Eugénio de Andrade ganhou o 1º prémio coletivamente e o 1º e 3º prémios individualmente com os poemas de Mariana Lemos e Alexia Simões. No final as duas vencedoras da EB Eugénio de Andrade prestaram um pequeno depoimento.
Para ver todos os poemas...

Palavra Dita e Feita 2012- 1

Palavra Dita e Feita 2012 - 2

Fotos de todos os intervenientes na final do concurso "Palavra dita e feita"