Atualizado em 12 de outubro de 2015

PROJETO "CONNECTING CLASSROOMS"

Este projeto é um programa global que permite criar parcerias entre grupos de escolas do Reino Unido e outros à volta do mundo. Atualmente, estão envolvidos mais de 70 países. Estas parcerias trazem uma dimensão internacional à aprendizagem dos jovens, permitindo melhorar os seus conhecimentos e compreensão de outras culturas e prepará-los para a vida ativa e mundo do trabalho enquanto cidadãos globais.
Neste momento, o Connecting Classrooms está implementado em 20 países europeus. As parcerias têm geralmente a duração de três anos.
A equipa portuguesa está inserida num grupo de quatro países de que fazem parte a Inglaterra, a Grécia e a República Checa. A nível nacional fazem parte do projeto 5 escolas da área da DREN e 5 escolas da área da DRE Algarve. O projeto é coordenado pelo British Council (Porto) em parceria com a Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), com as Direções Regionais de Educação do Norte e Algarve e com o Instituto Português da Juventude (IPJ).
Todas as escolas envolvidas no projeto trabalham com escolas parceiras em projetos que se integrem no currículo dos alunos. Este trabalho é realizado de forma colaborativa, permitindo aos alunos interagir com colegas de outras turmas, de outras escolas e de outros pontos da Europa, ultrapassando as fronteiras geográficas, no sentido de melhorarem a sua compreensão das respetivas sociedades, línguas e culturas. A língua oficial do projeto é o Inglês, o que favorece nos alunos a prática e o aumento de proficiência nesta língua.

Participam no projeto escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, mais propriamente, alunos na faixa etária dos 11 aos 16 anos.
No ano letivo de 2011/12 os alunos do 9ºS da EB Eugénio de Andrade foram os únicos alunos surdos a participar neste projeto, a nível nacional. A sua participação constituiu uma mais valia por permitir dar uma maior visibilidade aos surdos. Dentro do tema “We are the others” (Nós somos os Outros), foram desenvolvidos vários trabalhos que tentaram dar conta da identidade e cultura surdas.

Coordenadora do projeto na Escola Básica Eugénio de Andrade: Fátima Veiga
Responsável pela participação dos alunos surdos no ano letivo 2011/12: Maria do Céu Gomes


Dia escolar da não violência- 2012


Ler pela paz (2013)


Depoimento da Drª Goreti Coutinho (2012)


Ler pela paz (2013). Vídeo produzido pelo Projeto Connecting


Meninos de todas as cores (janeiro de 2012)