Atualizado em 13 de março de 2024

ESCOLA DO COVELO (PORTO)

Pela sua proximidade ao Instituto de Surdos António Cândido, a Escola do Covelo foi pioneira na integração de alunos com surdez severa e profunda.
Inicialmente estes alunos tinham apoio complementar no Instituto António Cândido e, por vezes, apoio indireto da Equipa de Ensino Integrado do Porto.
Em 1981, nesta Escola, iniciou-se uma experiência de integração de alunos surdos, que durou até 1985.
Posteriormente, a Escola continuou a integrar alunos surdos nas suas salas. Os alunos frequentavam as aulas regulares na EB do Covelo durante uma parte do dia, tendo na outra parte do dia, apoio especializado na Escola do Bom Pastor.
Com o início da EREBAS em 2008, a Escola do Covelo acolheu a sala de educação pré-escolar bilingue e, mais tarde, aqui surgiu o Projeto de Frequência Bilingue Precoce (FBP).
Com a alteração de condições físicas na Escola Augusto Lessa, as crianças surdas da FBP e da educação pré-escolar passaram para aquela Escola, deixando de haver apoio a alunos surdos na EB do Covelo.

Experiência da EB do Covelo (1981-85)

Ângelo Costa e David Ferreira em primeiro plano

Decorreu entre 1981 e 1985 na escola do Covelo (Porto) uma das primeiras experiências de integração de um grupo de 4 alunos Surdos (severos e profundos) numa turma de alunos ouvintes com dois professores.
Esta experiência tentava uma melhor compreensão das dificuldades sentidas, pelos Surdos, no contexto da integração. Permitia ao docente de "ensino especial" (como então se denominava) entrar no terreno concreto de ação do professor de ensino regular e perceber (na pele) as dificuldades e necessidades que este enfrentava na gestão de uma sala de aula durante as 25 horas letivas semanais.
Tornou-se aí claro que a integração não era um processo que terminava à entrada na escola (ou na sala de aula) pelo que era fundamental tentar encontrar novas formas de trabalho, adequando o currículo e praticando uma diferenciação pedagógica positiva.
Saber + sobre esta experiência

Trabalho na EB do Covelo (década de 2000)


Título: Escola do Covelo- entrevista com Eduardo Cabral
Autoria: Carlos Afonso e Sara Pinho
Realizado na EB Eugénio de Andrade
© REDES/2024; © MES/ 2024